17 opiniões sobre “3 Dicas sobre Diálogos

  1. João, vc está transformando a narrativa num esquema?
    Desculpe-me, mas discordo. A literatura, como qualquer outra arte, é produto não somente da criatividade, mas da sensibilidade e do improviso.
    Ainda acredito que “ler bem” é a melhor forma de aprender a escrever bem – se o indivíduo tem talento para a coisa, claro.
    Escrevi alguns livros em que os diálogos apresentam-se de formas distinhas, ora direta, ora indiretamente.
    A propósito: não tenho a verdade em mãos. Posso estar totalmente equivocado.

    Se puder – e quando puder -, dê uma checada em http://www.movieantiqua.blogspot.com
    Faço uma experiência de publicação via blog. Não acredito muito nisso. Acredito no livro impresso.

    Abraço, camarada.

  2. Bacana a dica. Mas eu ainda acho que num diálogo deve haver um pouco de espontaniedade, se não perde um pouco a graça. Iriam parecer dois velhos diplomatas conversando em um tribunal. =p

  3. legal o texto ai das 3 dicas, achei legal, principalmente duas coisas, as perguntas do fim, e a frase “Mantenha o texto enxuto.”

    E sobre o comentario no meu blog, sim, existe gente que vive de msn e orkut (ja fui um deles, admito), e sim, a rede é grande, é um mundo dentro daquela coisa quadrada do lado do monitor.

    abraço

    http://areseaguerra.blogspot.com/

  4. Caro João, claro que me detive – e com bastante interesse, já que tudo o que é relativo à literatura me interessa – à sua postagem.
    O que me causa espécie é qualquer publicação (seja em blog ou no recinto sacrossanto do academicismo) é a fórmula. Não acredito em fórmulas, esquemas, etc.
    Isso me fez lembrar quando uma mãe, preocupada com as tendências literárias do filho, perguntou a Faulkner qual era a fórmula para se tornar um escritor. Ele disse: dê 100 dólares a ele e mande-o para o inferno.
    Sei que sua intenção é a melhor possível, mas é algo que merece uma discussão mais ampla.
    Não quis, em momento algum menosprezar o que vc disse – nem a sua postagem.

    Abraço
    FG

  5. Oiê…
    Muito bom o post, eu também tenho uma dificuldade incrível com diálogos, vou usar as suas dicas.
    Ah, eu te add no meu blog para sempre dar uma olhada por aqui.
    Ósculos

  6. Muito bom bacana o propósito do blog. Vou acompanhar os posts.
    Parabéns!

  7. muito boa a idéia do Post/aula/ajuda . Procurarei aplicar o aprendido aqui nos meus próximos textos.
    Parabéns pelo blog, alem de um layout bonito, é muito útil o conteúdo.

  8. Olá… Imagina, é um prazer ter você entre meus parceiros, vou lhe adicionar também. Belo blog, ótimos textos,… Fico feliz que tenha gostado do meu humilde texto. Um abraço!

Deixe um comentário

