Técnicas Literárias: Caracterização


Caracterização é o processo através do qual se apresenta informações sobre os personagens de uma obra literária. As informações apresentadas são as mais variadas, como aparência, idade, gênero, ocupação, status social, status cultural, motivações, humor, antecedentes, etc. A caracterização é importante elemento da prática literária, pois permite uma melhor concepção e desenvolvimento dos personagens na história, tornando-os mais realistas e complexos.

Existem dois modos de se apresentar informações sobre os personagens durante a narrativa:

Caracterização Direta: O autor literalmente apresenta a informação para os leitores. Assim, o autor determina como o personagem é, oferecendo uma visão restrita e permitindo uma compreensão mais precisa deste. É uma boa forma de revelar informações certas e evidentes, que não necessitam de análise mais profunda por parte do leitor. A caracterização direta se dá através do narrador, de outro personagem ou ainda pelo próprio personagem.

Lembrem-se: as caracterizações feitas por personagens podem não ser verdadeiras ou únicas, uma vez que é apresentada a visão de um personagem em relação a outro. Assim o personagem é apresentado como os outros o vêem, não necessariamente como ele é.

“Mike Eslin saiu do elevador com as pernas mais pesadas do que o de costume. Virou-se para Olin, um homenzinho gorducho de terno escuro e gravata cor de vinho com um laço cuidadoso. O gerente entrelaçava as mãos manicuradas às costas, e Mike viu que o rosto dele mostrava uma palidez cremosa.” – 1.408, de Stephen King

Caracterização Indireta: O autor transmite as informações sobre os personagens através de três modos: Diálogos, Ação, Pensamentos. Neste tipo de caracterização, as informações estão implícitas e cabe ao leitor deduzi-las. É uma maneira mais plausível de apresentar informações sobre os personagens, uma vez que compele o leitor a analisar o personagem de perto.

“- Acho que ele pensou que você estava mais seguro com os trouxas – começou Rony.

– Ah é? – retrucou Harry, erguendo as sobrancelhas – Algum de vocês foi atacado por dementadores este verão?”- Harry Potter e a Ordem da Fênix, de J.K. Rowling

Há ainda uma forma especial de caracterização mista: a Aparência. O autor diretamente descreve a aparência do personagem, mas indiretamente, está também revelando mais informações sobre sua essência. Uma pessoa agressiva, por exemplo, tende a ter uma aparência agressiva, assim como uma pessoa tímida tende a ter uma aparência mais recatada.

Exercício

Crie um personagem e escolha uma informação sobre ele (aparência, humor, desejo, etc). Escreva três parágrafos, apresentado esta informação com três formas diferentes de caracterização.

Anúncios

9 opiniões sobre “Técnicas Literárias: Caracterização

  1. Muito legal ler essas tecnicas. Na epoca da faculdade li muito a respeito. Hoje com 20 anos trabalhando como redator publicitario essas tecnicas me ajudaram muito, embora a criatividade e o talente sempre falam mais alto. Gostei muito. Parabens.

  2. Ah, nem tenho mais o que dizer. Meu estoque de elogios já acabou. Mas como sempre, essas técnicas me ajudaram.
    Bjs.

  3. Olá!

    Na caracterização direta entendi perfeitamente o exemplo.

    Mas não entendi o exemplo utilizado na Caracterização Indireta. Oo

    “O autor transmite as informações sobre os personagens através de quatro modos.”

    O que, exatamente, a parte destacada do exemplo transmite ao leitor relativamente ao personagem?

    – Ah é? – retrucou Harry, erguendo as sobrancelhas – Algum de vocês foi atacado por dementadores este verão?”

    Seria surpresa? Se for isso, desculpa o incômodo. ^^’ E poderia citar algum exemplo sobre caracterização indireta ‘descrevendo’ um personagem como o ex da caracterização direta?

    Muito obrigado!

  4. Olá, Moisés. Tudo bom?

    O exemplo usado na caracterização indireta foi malogrado, uma vez que dependia de todo um contexto (conhecer a história, saber o que é um “dementador”), mas, a caracaterização de Harry no trecho seria mais de raiva e frustração, o que foi feito por um diálogo com tom irônico, isto é, a autora poderia ter dito “Harry estava furioso”, uma caracterização direta, mas preferiu usar um diálogo para mostrar isto.

    Usando o exemplo da caracterização direta, poderia criar uma caracterização com informações semelhantes, mas em outro contexto. Veja:

    Caracterização Direta:”Virou-se para Olin, um homenzinho gorducho de terno escuro e gravata cor de vinho com um laço cuidadoso.”

    Caracterização Indireta: “Olin vestiu o terno, fechando-o com dificuldade. Fazia algum tempo que suas roupas não mais lhe serviam, mesmo assim, não conseguia se desfazer delas. Demorou um bom tempo arrumando o nó da gravata, cuja cor assemelhava-se com a do vinho que tomava.”

    Caracterização Direta:Mike viu que o rosto dele mostrava uma palidez cremosa.
    Caracterização Indireta: Mike percebeu quando o sangue lhe sumiu do rosto.

    Espero ter tirado sua dúvida. Se não, pode perguntar mais!

    E obrigado pela participação!

  5. Muito bom, mas acho que não referiu que no processo de caracterização directa feita pela própria personagem é autocaracterização, e por outra personagem ou pelo narrador é heterocaracterização :D

  6. Eu sou uma valise.Certo que minha fechadura não é das melhores.Vive defeituosa e várias vezes me deixou aberta para olhares curiosos.Meu conteúdo não é muito interesssante.Fotos amareladas, pensamentos pornográficos escondidos dentro de potes de maquiage,beijos que roubei ao longo do percurso,cartas anônimas escritas por vingança, cheques roubados.Não tenho dono.Meu modelo não atrai os mais afortunados e os pobres de espírito sempre me largam ao acaso.Se você me econtrar jogue fora tudo o que denho por dentro e me presenteie com novos horizontes e poentes avermelhados cor de sangue de inocentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s