Novo Gênero Literário


Keitai Shosetsu, ou Romance de Celular, é a mais nova febre literária no Japão. No segundo semestre de 2007, cinco das dez obras mais vendidas no país começaram como romances de celular, cada uma com tiragem média de 400 mil exemplares. Este novo estilo literário já vem crescendo a alguns anos desde 2002, estimulado pelo grande número de fãs e pela praticidade da leitura. São contos e romances, geralmente escritos por novos escritores com cerca de 20 anos, que têm frases curtas e objetivas, e muitas destas narrativas, para poupar espaço, contam com o uso até mesmo de emoticons, aqueles símbolos gráficos que representam emoções como ^_^ , ò_ó, ou clássicos : ) e >: ( .

Apesar do sucesso, a grande maioria das histórias contém enredos cheios de clichês e personagens planos e pouco desenvolvidos. As histórias geralmente são sobre romances adolescentes ou contos eróticos, garantindo assim um nicho grande de consumidores.

Junto com desenvolvimento deste novo gênero, surgiu também concursos literários específicos para o romance de celular, prezando mais por enredos mais trabalhados, o que vem motivando o aperfeiçoamento literário dos escritores do novo gênero que surgiu.

O futuro deste estilo parece promissor. ^_^


Referências:
BBC Brasil – http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/12/071213_livrocelulargp.shtml
Meio Bit – http://www.meiobit.com/jap_o_na_vanguarda_dos_ebooks_adivinhem_o_tema_preferido
Sydney Morning – http://www.smh.com.au/news/mobiles–handhelds/in-japan-cellular-storytelling-is-all-the-rage/2007/12/03/1196530522543.html
Nytimes.com – http://www.nytimes.com/2004/09/11/international/asia/11shanghai.html?_r=3&pagewanted=print&position=&oref=slogin&oref=slogin&oref=slogin
If:book – http://www.futureofthebook.org/blog/archives/2005/03/novels_on_your_phone.html
The Australian – http://www.theaustralian.news.com.au/story/0,25197,22882858-29677,00.html

Anúncios

3 opiniões sobre “Novo Gênero Literário

  1. me paresse interessante…. a tecnologia evolui muito rapido!!!
    tá um pouco dificil de acompanhar!!!
    o celular já tomou conta… também com todos esses utilitarios em um só né!!

    abraço…

  2. Hum… Romance de celular? É uma maneira original de mostrar para as pessoas que a literatura não é um bicho de sete cabeças. Vamos ver se vai pegar por aqui. Se bem que do jeito que somos iletrados…

  3. Nada impede que a tela do celular apresente boa literatura, com grafia correta e parágrafos longos. Se começou com textos simplórios de jovens de 20 anos, com personagens mal definidos, isto é porque foi um começo experimental. Estou otimista, pois o texto armazenado na memória do celular terá mais flexibilidade do que o texto em papel, permitindo busca de palavras, por exemplo. Eu mesmo estou com uma cópia eletrônica do Dom Quixote no computador, só falta tempo para ler!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s