Anacronia


Anacronia é a alteração da seqüência temporal da narrativa, apresentando-se os fatos fora da sucessão cronológica linear. As principais utilidades deste recurso literário são:

  • Caracterizar os personagens,
  • Reiterar os acontecimentos que não foram focados anteriormente,
  • Manter a expectativa do leitor ao fornecer informações antecipadas.

Existem dois tipos de anacronia:

Analepse: Comumente chamado de “Flash-back”, é a interrupção da seqüência cronológica da narrativa com a apresentação de eventos que ocorreram anteriormente na narrativa. Pode ser classificado em Analepse Interna, quando a digressão não retorna para antes do início da narrativa, ou Analepse Externa, quando os fatos narrados ocorreram antes da narrativa se iniciar.

Exemplo: O romance de ficção científica e terror “A Casa sobre o Abismo”, de William Hodgson, inicia-se com a viagem de dois amigos ao interior da Irlanda. A história continua até o encontro de um antigo manuscrito em um ermo da região. A história volta-se, então, para o relato no manuscrito, que acontece no passado, antes mesmo de os dois amigos iniciarem sua jornada (analepse externa), até perto do final, quando o foco retorna para os dois amigos e a partida dos dois do local onde acampavam.

Prolepse: Também chamado de “Flash-forward”, é outra forma de anacronia, quando se interrompe o curso cronológico da narrativa com a apresentação de eventos que acontecem posteriormente na narrativa. Pode ser classificado, do mesmo modo que a Analepse, Prolepse Interna, quando a antecipação é de acontecimentos que não ocorrem depois do fim da narrativa, e Prolepse Externa, quando os fatos narrados ocorrerão depois do final da narrativa.

Exemplo: Um bom exemplo é o da série de tv Lost. Se você não viu o último episódio da 3ª temporada, aviso que há spoilers a seguir. Clique e arraste o mouse na área abaixo para ver o texto escondido:

“No último episódio da 3ª temporada, acontece um Flash-Forward com Jack e Kate, mostrando uma cena que acontece depois que eles saem da Ilha, apesar de no tempo cronológico da série, ambos ainda se encontrarem na Ilha.”


Exercício

Escreva um conto sobre o achado de um item famoso ou de valor (cultural, econômico, etc). O conto deverá ser dividido em duas cenas: a primeira deve relatar o achado do item, enquanto a segunda como o item chegou ao local da descoberta. Mais uma coisa: as cenas devem aparecer na ordem determinada acima.

Anúncios

14 opiniões sobre “Anacronia

  1. Muito interessante o texto…
    e ter citado lost ficou perfeito.
    Ja não vejo a hora de ver a quarta! rsrs

    beijim pra ti.

  2. Respondendo seu comentário em meu blog:

    Não não brother…como citei no titulo da postagem os bonecos fazem parte do Explosm ou como conheçido
    “Cyanide and Happiness”.

    São bem famosos pelo humor negro e por suas brincadeiras sem lógica.

    Abraços.

  3. Pingback: Elemento Literário - Prosa - Enredo « Ofício Literário

  4. Pingback: Elemento Literário – Prosa – Tempo « Ofício Literário

  5. Seu blog é tudo que eu estava procurando! Assumi meu ‘lado escritora’ há algum tempo e embora escreva ‘de mim para mim’, sou exigente quanto à qualidade do texto. Com o passar do tempo, as questões sobre ‘como escrever’ foram surgindo e é interessante saber que o que escrevi há alguns dias é um exemplo de Analepse Extena.

  6. Pingback: Elemento Literário – Prosa – Tempo | Ofício Literário

  7. Pingback: Elemento Literário – Prosa – Enredo | Ofício Literário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s