Introdução ao Arquétipo do Herói


O herói é aquele personagem que possui características e valores tidos como um modelo a ser seguido: são honestos, altruístas, generosos, etc. É através dos heróis que a sociedade reproduz tanto valores considerados importantes tanto numa dada época ou região, quanto valores mais universais (como auto-sacrifício pelo bem de todos, a busca da preservação da espécie humana). Mais que isso, os heróis representam a jornada de individualização do ser humano, são uma metáfora da busca humana de auto-conhecimento, mostrando o caminho a ser seguido para que esta busca chegue ao seu destino. Ao longo da história, os heróis aprendem mais sobre si, induzindo os leitores a expandir suas próprias autoconsciências.

O Herói Clássico

Na narrativa, os heróis geralmente são protagonistas, cabendo a eles restaurar o equilíbrio perdido através de uma jornada por redenção e reconstrução do mundo destruído. Um bom modo de criar um personagem herói é baseando-se na Jornada do Herói de Campbell. Dê ao seu herói uma característica única (não super poderes!), que o diferencie das outras pessoas: ele pode ser órfão, morar no meio do mato, possuir uma experiência única sobre algo, etc. O herói tem que ter um conjunto de valores que você considere importante, mas não se esqueça dos defeitos: heróis não são (ou não deveriam ser) perfeitos. Por fim, crie um conflito que o leve numa busca para restaurar o equilíbrio. E ao final da história, faça com que o herói mude, seja a si mesmo, seja ainda a realidade a sua volta.

Anúncios

5 opiniões sobre “Introdução ao Arquétipo do Herói

  1. Pingback: Why so serious? « Pixies no controle

  2. Adorei sua definição de herói estou inclusive querendo usa-la em minha monografia sobre os bombeiros, mas vc só pecou em não deixar a fonte de seu texto, é seu mesmo ou tem alguma fonte???? grata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s